quinta-feira, 24 de março de 2011

CASCO LISO


Uma curiosidade no mundo "cervejístico" são os vasilhames ou cascos, existem diferentes tipos, formatos, tamanhos, assim como uma infinidade de rótulos, marcas e logotipos interessantes.
Mas hoje o assunto é o "casco liso", nomenclatura muito original, dedicada às garrafas que não possuem a inscrição CERVEJA em alto relevo em sua estampa, logo abaixo do mini-rótulo no "pescoço" do vasilhame.





Claro que ninguém repara nisso, mas uma história de boteco vem bem a calhar agora!
Num sábado à tarde, assitindo um jogo de Copa do Mundo (2010) entre Paraguai e Espanha, surge um sujeito densamente alcoolizado e acomoda-se numa das mesas do bar (sozinho), passados alguns minutos ele pede ao garçom uma cerveja Brahma casco liso e ressalta bem essa característica. O garçom sem hesitar vai até a geladeira, pega uma garrafa e serve o homem que confere e agradece o serviço.

Obviamente que o espanto e curiosidade reinava em minha mesa, pois nunca antes na história desse país, um relato "tão" importante quanto este, foi alvo de nossas atenções. O mesmo garçom foi chamado por nós, que explicou o que seria o referido casco liso, e o sujeito (mesmo embriagado) ouviu os relatos e ajudou na explicação que segue abaixo.

"- A cerveja de caxxxco liso é essa que não tem esse "braile" aqui óóó (apontava o bebum); Essa aqui é engarrafada no Rio de Janeiro onde a água é melhor, vem de Petrópolis, e essas que tem o "braile" são envazadas aqui no interior de Sum Paulo, pode ver aí, pede uma procês verem o que eu tô falanoooo..."

Bom, posto isso, pedimos uma garrafa "casco liso", mas acho que pelo decorrer das horas despendidas no recinto, a diferença não foi sentida.
Em visitas a outros estabelecimentos, ao pedirmos cerveja "casco liso" muitos garçons conhecem e trazem a garrafa certa, mesmo sem saber o motivo pelo qual existe ou o porquê de pedirmos, mas alguns acertam em cheio!

Mas fica o registro dessa história engraçada sobre as garrafas "casco liso" e as outras "casco crespo", o importante mesmo é que cerveja é cerveja, e estando bem gelada sempre faz bem!

Não faz sentido uma empresa distribuidora ficar separando as garrafas por essa estampa e mandar algumas prum determinado lugar e as outras pra outra parte do país para serem novamente preenchidas pelo tão sagrado "ouro líquido" você concorda?!

Já tinha reparado nisso? Você sabia que todas as garrafas da marca Heineken são do tipo "casco liso" por exemplo? E que as do tipo "long neck" são todas lisas também!

Verdade ou mais uma Lenda Urbana?!

Conte-nos outra versão, comente, faça uma sugestão...

Abraços.
.
.

terça-feira, 15 de março de 2011

BAR GOIÁS




Um dos bares mais tradicionais de Santos, localizado numa esquina do Canal 3, mais especificamente com a Rua Goiás, tornou-se uma referência, o Bar Goiás, desde 1968 é conhecido por todos que residem na cidade.










Ambiente pequeno, simples, com paredes azulejadas, mas sempre acolhedor, o bar de origem familiar, recebe bem todos os tipos de frequentadores. Muitos jovens fazem do bar sua pré-balada, mas também, famílias e grupos de amigos tomam conta do lugar para passar a noite. Nas paredes, quadros com frases divertidas fazem parte da decoração, assim como algumas fotos antigas da cidade de Santos.










Tendo como proprietário o Sr. Fernando, de origem portuguesa, se auto-intitula por ter "O Melhor Bolinho de Bacalhau de Santos".
*Essa parece ser uma competição muito forte aliás, onde vários estabelecimentos assumem ter o seu bolinho como o melhor!

Proporciona a seus clientes um variado serviço à la carte, pizzas com massa caseira, pastéis, além de uma grande gama em lanches e porções, além da feijoada completa servida aos sábados. A porção de batata frita (tipo frisada) é uma ótima pedida.



Cervejas nacionais compõem o cardápio, que estão sempre bem geladas e com preços acessíveis.

Resumindo é um ótimo bar pra tomar uma gelada, seja pra ficar a noite inteira conversando ou apenas pra beber antes da balada, fácil localização, muitas vagar para estacionar, atendimento correto, enfim, um bar tradicional tem que ter tudo isso de atrativos!

O Bar Goiás fica na Av. Washington Luís, 371 - Canal 3 X Rua Goiás.
Telefone: 13.3232.4344
Site: http://www.bargoias.com.br/
Quando chegar: terça a domingo das 09:00 às 24:00 hrs.
.
.

Exibir mapa ampliado .
fonte: site
.
.