quinta-feira, 24 de março de 2011

CASCO LISO


Uma curiosidade no mundo "cervejístico" são os vasilhames ou cascos, existem diferentes tipos, formatos, tamanhos, assim como uma infinidade de rótulos, marcas e logotipos interessantes.
Mas hoje o assunto é o "casco liso", nomenclatura muito original, dedicada às garrafas que não possuem a inscrição CERVEJA em alto relevo em sua estampa, logo abaixo do mini-rótulo no "pescoço" do vasilhame.





Claro que ninguém repara nisso, mas uma história de boteco vem bem a calhar agora!
Num sábado à tarde, assitindo um jogo de Copa do Mundo (2010) entre Paraguai e Espanha, surge um sujeito densamente alcoolizado e acomoda-se numa das mesas do bar (sozinho), passados alguns minutos ele pede ao garçom uma cerveja Brahma casco liso e ressalta bem essa característica. O garçom sem hesitar vai até a geladeira, pega uma garrafa e serve o homem que confere e agradece o serviço.

Obviamente que o espanto e curiosidade reinava em minha mesa, pois nunca antes na história desse país, um relato "tão" importante quanto este, foi alvo de nossas atenções. O mesmo garçom foi chamado por nós, que explicou o que seria o referido casco liso, e o sujeito (mesmo embriagado) ouviu os relatos e ajudou na explicação que segue abaixo.

"- A cerveja de caxxxco liso é essa que não tem esse "braile" aqui óóó (apontava o bebum); Essa aqui é engarrafada no Rio de Janeiro onde a água é melhor, vem de Petrópolis, e essas que tem o "braile" são envazadas aqui no interior de Sum Paulo, pode ver aí, pede uma procês verem o que eu tô falanoooo..."

Bom, posto isso, pedimos uma garrafa "casco liso", mas acho que pelo decorrer das horas despendidas no recinto, a diferença não foi sentida.
Em visitas a outros estabelecimentos, ao pedirmos cerveja "casco liso" muitos garçons conhecem e trazem a garrafa certa, mesmo sem saber o motivo pelo qual existe ou o porquê de pedirmos, mas alguns acertam em cheio!

Mas fica o registro dessa história engraçada sobre as garrafas "casco liso" e as outras "casco crespo", o importante mesmo é que cerveja é cerveja, e estando bem gelada sempre faz bem!

Não faz sentido uma empresa distribuidora ficar separando as garrafas por essa estampa e mandar algumas prum determinado lugar e as outras pra outra parte do país para serem novamente preenchidas pelo tão sagrado "ouro líquido" você concorda?!

Já tinha reparado nisso? Você sabia que todas as garrafas da marca Heineken são do tipo "casco liso" por exemplo? E que as do tipo "long neck" são todas lisas também!

Verdade ou mais uma Lenda Urbana?!

Conte-nos outra versão, comente, faça uma sugestão...

Abraços.
.
.

3 comentários:

  1. KKKKKKKKKK!!!
    Eu lembro bem dessa historia la no Toninho......!!
    Foi muito engraçado, e como você mesmo disse, não conseguimos notar diferença, já pela quantidade grande de cascos lisos e crespos que haviamos tomado...kakaka
    abrçaos.
    E hoje é dia de Brahma !!!

    ResponderExcluir
  2. Essa lenda é forte!!!!!
    Não sei se é verdade mas vários garçons sabem da história.
    Como diz o ditado " não acredito em bruxas mas que elas existem elas existem" rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Daqui 15 minutos vou me assentar em uma cadeira do boteco ali na Glicério/Canal 2 e vou pedir uma de casco liso.

    ResponderExcluir